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terça-feira, 25 de setembro de 2012


Plano  de aula (extraído da Revista Nova Escola) que utilizei com meus alunos nas aulas de informática educativa. Pois, além de professor de Geografia também trabalho como POIE ( Prof. Orientador de Inform. Educativa), o que facilitou muito o desenvolvimento da atividade. 
Plano de aula: Ensine cartografia para a turma usando o Google Earth.

Objetivos 
- Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica. 
- Comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais. 

Conteúdos 
- Cartografia. 
- Localização espacial. 

Anos 
6º ao 9º. 

Tempo estimado 
Oito aulas. 

Material necessário 
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth  

Desenvolvimento 


1ª etapa 
 Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências. 

2ª etapa  

Diante do computador, divida a turma em grupos e solicite que explorem este site . Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Oriente-os a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos. 

3ª etapa  

Hora de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento: clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical. 

4ª etapa 

 Peça que comparem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar. 

Avaliação 
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.


Essas atividades contemplam as orientações curriculares tanto no ensino de  Geografia quanta da Informática Educativa.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/ensine-cartografia-turma-usando-google-earth-474725.shtml

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