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terça-feira, 25 de setembro de 2012

Considerações a respeito da Cartografia Escolar

Dentro da sala de aula sempre discuti com meus alunos a importância das representações cartográficas dentro do ensino da Geografia. Por diversas vezes, muitos alunos questionam o excessivo uso de mapas, plantas e desenhos nas aulas de geografia. Sempre procurei explicar a eles que a cartografia é expressão ou linguagem da nossa disciplina. Ao abordar a importância desse fato procuro refletir com eles que a geografia não é apenas o estudo de um conjunto de mapas e que a cartografia não é simplesmente um aglomerado de técnicas, ela constrói, reconstrói e acima de tudo revela informações sobre os conteúdos que estamos aprendendo e como seria mais difícil entender geografia sem a parceria da cartografia. Conforme o textos disponibilizados, nos vídeos assistidos e na minha experiência como professor de geografia a comunicação cartográfica é uma importante ferramenta no ensino dos conteúdos e temas relacionados à nossa disciplina. Um simples desenho na lousa ou uma representação mais sofisticada com a utilização do Google Earth, muito auxiliam no entendimento dos conteúdos apresentados, pois dão “vida” ao espaço geográfico que se deseja estudar. Para melhor argumentar essa relação posso elucidar essa discussão concordando com as seguintes citações “A cartografia temática propõe a extração de elementos dos mapas e cartas topográficas, para sua representação em diversos aspectos (quantitativos e qualitativos), sobre a mesma referência (vegetação, geologia, solos), (IBGE. 1999, apud CASTRO. 2004). “Tais mapas constituem-se não apenas em meios de registro da informação, mas também como instrumentos de pesquisa e em formas de divulgação dos resultados obtidos” (FRANCISCO, 2003). Acredito que as citações dos autores acima contribuem de forma relevante para o debate sobre a importância da cartografia para o ensino de geografia, principalmente no que se diz respeito ao sistema de objetos e de ações que se compreende o espaço geográfico e que consequentemente a cartografia temática será a sua representação gráfica. Concluindo essa análise posso concluir que falar de Cartografia no Ensino de Geografia implica em falar de um conjunto de representações gráficas elaboradas de forma crítica no ambiente educacional sem esquecer ou diminuir o conhecimento teórico e científico dos mapas frente os seus elementos ou objetos básicos consolidados ao longo do tempo, associados às novas tecnologias e à complexidade espacial. Particularmente, ensinar geografia sem a utilização da cartografia é uma tarefa praticamente impossível.

Por Hervy Vicente da Silva.

SILVA, Hervy Vicente da. Artigo de opinião:Uso da Cartografia Escolar, São Paulo, 2011.

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